RESUMO: Devido à amplitude e dimensão da gestão da educação à nível municipal e escolar, o perfil do gestor deve conciliar duas dimensões essenciais: a técnica e a política. Visto que, da heterogeneidade que o paradigma da modernidade apresenta, surge a vitalidade de uma concepção emergente mais atenta às práticas cotidianas, visando transformar o processo educativo em uma prática social voltada para a construção da cidadania; nesse sentido, a autonomia escolar surge como possibilidade efetiva à descentralização e democracia. A pesquisa retrata a função e a ação do gestor escolar da rede pública, visando traçar o perfil desse profissional. Considerando que, na prática do cotidiano escolar, a participação do colegiado deixa muito a desejar, prejudicando todo o processo de (re)significação da autonomia escolar, nota-se que uma das atribuições do gestor é administrar o trabalho das pessoas promovendo o trabalho em equipe, estabelecendo uma relação de reciprocidade, onde equipe, escola e comunidade se beneficiam.
PALAVRAS CHAVE: Gestão participativa, autonomia, paradigma.
ÁRVORE DO CONHECIMENTO: Pedagogia, Educação, Gestão.Para ler mais clique aqui.
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